Geoprocessamento

Segundo a definição do INPE, o Geoprocessamento é um conjunto de tecnologias utilizadas para a coleta e tratamento de informações espaciais de uma área específica. As atividades envolvendo o geoprocessamento são executadas por sistemas específicos mais comumente chamados de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). O Sistema de geoprocessamento é destinado ao processamento de dados referenciados geograficamente (ou georeferenciados), desde a sua coleta até a geração de saídas na forma de mapas convencionais, relatórios, arquivos digitais, etc; devendo prever recursos para sua estocagem, gerenciamento, manipulação e análise.

 

Em que consiste geoprocessamento?
O que é geoprocessamento? Conjunto de tecnologias voltadas a coleta e tratamento de informações espaciais para um objetivo específico. As atividades envolvendo o geoprocessamento são executadas por sistemas específicos mais comumente chamados de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

 

Quais os tipos de geoprocessamento?
Entre elas, os SIGs, Cartografia Digital ou Automatizada, Sensoriamento Remoto por Satélites e conhecer o Sistema de Posicionamento Global (GPS), além de noções de Aerofotogrametria. Nos próximos parágrafos, veja uma breve introdução a cada um desses tópicos e sua relação com o geoprocessamento ambiental.

 

Para que é usado o Geoprocessamento?
O Geoprocessamento é uma técnica de análise de dados e informações que considera a sua distribuição no espaço geográfico. É um instrumento que pode ser utilizado em pesquisas científicas de todas as áreas e estudos ambientais, e permite, em geral, resultados muito interessantes e práticos.

 

O que é Geoprocessamento e qual sua importância?
O geoprocessamento é o conjunto de técnicas de captação de informações e tratamentos de dados georreferenciados. A transformação desse conteúdo em informações relevantes é realizada por meio de cálculos e softwares, que colocam a tecnologia como fator cada vez mais presente e importante para o estudo.

 

Qual é a função do Geoprocessamento?
O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas.

 

O que é o geoprocessamento e como ele pode ser aplicado em a ações ambientais?
O Geoprocessamento Ambiental é uma vertente do geoprocessamento utilizada para gerar novas informações a partir de dados ambientais georreferenciados. Os dados ambientais relacionam-se aos componentes físicos, bióticos e antrópicos de uma determinada área ou região em estudo.

 

Como o geoprocessamento pode ser utilizado na agronomia?
O geoprocessamento aumenta a eficiência na utilização dos insumos e a lucratividade da cultura, auxiliando o produtor na tomada de decisões, diminuindo o impacto ambiental da atividade agrícola, realizando o controle e acompanhamento no manejo de pastagens e solos, reflorestamentos e o monitoramento de áreas irrigadas.

 

Qual a utilização do geoprocessamento no Cadastro Ambiental Rural?
Assim, o uso da ferramenta de geoprocessamento é importante na verificação das informações coletadas para o CAR, afim que não haja erros como expostos no corpo do trabalho e para a manutenção de sistemas tão importantes, como as APPs e ARL.

 

Para saber maiores informações sobre geoprocessamento, entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas!

Meu Agrimensor
📞 (31) 9 9873-5720
🖥 www.instagram.com/meuagrimensor
💻 www.meuagrimensor.com.br

 

Via: unifai / agropos / licenciamentoambiental / Wikipedia / refistafatectq / savetaxaambiental / dsr.inpe

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *